LIÇÃO N° 6 MEDITAÇÃO

19/06/2010 22:54

 

LIÇÃO 06

 

MEDITAÇÃO

 

Dos canais pelos quais fluem as bênçãos do Senhor até os homens, a meditação na palavra de Deus é talvez o mais negligenciado pelos cristãos de hoje. Ela é no entanto, a porta para a aplicação das grandes verdades na Bíblia em nossos corações. Meditação, disse alguém, é “reflexão num pensamento com vistas a sua aplicação”. Duas das mais extraordinárias promessas de Deus estão condicionadas a meditação. Veja Salmos 1:2-3 (2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.) e Josué 1:8 (Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.).

As sugestões apresentadas neste estudo o ajudarão a esmiuçar um verso ou um pensamento até que ele seja de um todo compreendido e aplicado a vida. Este é um privilégio real da Bíblia – transformar-nos em cristão, isto é , fazer-nos pessoas semelhantes a Cristo.

1.      Escolha para sua meditação um dos seguintes versículos: João 14:21 (Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.); 15:5 (Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.); 16:24 (Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.); 16:33 (Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.). faça um circulo em torno do verso escolhido. Examine cada verso no seu contexto.

2.      Escreva, em suas próprias palavras, o versículo que escolheu, isto é, faça do seu conteúdo no seu modo natural de falar. Ou então, faça uma paráfrase dele para outra pessoa.                                                      

Escreva-o aqui: Pessoal

3.      Com referencia ao verso escolhido, responda as perguntas abaixo. Nem todas as perguntas se aplicam a todos os versos acima sugeridos. Use suas próprias palavras.

(1)     Quantas e quais as palavras que lhe parecem as mais importantes e básicas no versículo? Resposta referente ao versículo escolhido na questão 1.

(2)     O verso incluiu:

1)         Uma promessa em que confiar?. Se sim, qual é ela? Resposta referente ao versículo escolhido na questão 1.

2)         Uma ordem a obedecer e seguir?. Esta ordem é condição para alguma benção?. Qual? Resposta referente ao versículo escolhido na questão 1..

(3)     Por que preciso deste versículo em minha vida? Pessoal.

(4)     Que ensino tem ele para minha vida? Pessoal.

4.      Em oração, pense em como você pode usar e aplicar este verso na sua vida agora mesmo: atendendo a uma necessidade pessoal, ajudando a um amigo, confiando em Deus, intensificando a sua vida de oração, desenvolvendo seu testemunho, etc. transcreva abaixo o que vai fazer com o verso em sua vida nesta semana.

Seja especifico, pessoal e claro.

Eu farei isto: Pessoal.

“Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas,para que o teu progresso seja manifesto a todos” (1 Timóteo 4:15).

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (579)
Não (93)

Total de votos: 672

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com