LIÇÃO Nº8 VOCÊ VERÁ ESCÂNDALOS

18/06/2010 15:38

 

LIÇÃO 08

 

VOCÊ VERÁ ESCÂNDALOS

 

Aquela igreja era muito abençoada. Todos se amavam bastante e participavam com alegria dos cultos.

As pessoas que não eram crentes ficavam impressionada com o testemunho da igreja e decidiam se converter. O inicio foi tímido, mas a igreja cresceu tanto que se tornou uma verdadeira multidão. E apesar de formarem uma igreja grande, os irmãos eram muito unidos. Todos se preocupavam com os mais necessitados. Imaginem só! Quem tinha terra e bens materiais vendia o de que não precisava, só para ajudar os mais necessitados e pobres. Não havia entre eles ninguém que passava necessidade.

Você deve estar pensando que essa igreja era perfeita, não é? Mas não existe igreja perfeita, assim como não existe ninguém perfeito. Ocorreu um escândalo muito sério nessa igreja. Algo terrível! Roubos, mentiras e falsidade.

 

Quer saber o que aconteceu?

Então leia Atos 4:32-5:1-11 e responda:

Que problema essa igreja enfrentou?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Este exemplo nos mostra que mesmo em igrejas dedicadas a Deus existem problemas.

No estudo de hoje você vai aprender como agir diante de escândalos e pecados cometidos por alguém da igreja.

 

I – CONHECENDO A SUA SITUAÇÃO DIANTE DO MUNDO

 

Não existe igreja perfeita. Se você parar para pensar talvez se lembre de alguma história de um crente que fez algo errado. É provável que você tome conhecimento de erros de um irmão, até mesmo pelos jornais ou pela televisão, no caso de um cristão famoso.

 

As pessoas, quando ficam sabendo de algum escândalo, agem de maneiras diferentes:


 

·         Assustam-se;

·         Ficam deprimidos;

·         Revoltam-se;

·         Fazem fofoca;

·         Acham que todos são iguais;

·         Afastam-se da igreja.


 

Existem algumas pessoas que falam que nunca vão ser crentes só porque o Pastor Fulano fez isso e o irmão Beltrano fez aquilo. No entanto, será que essas atitudes estão certas?

A Bíblia é que mostra a atitude correta diante dos escândalos. Vamos examiná-la?

 

II – CONHECENDO A ORIENTAÇÃO DA BÍBLIA

 

O que é um escândalo?

A primeira coisa que precisamos examinar é o que é um escândalo. A palavra grega para escândalo, usada no Novo Testamento, descrevia a isca usada em uma armadilha. Então, podemos definir escândalo como sendo um pecado que faz com que os outros “tropecem” na fé. Quando alguém está escandalizado, está, na verdade, indignado por causa de um grave pecado que foi cometido. Está com sua consciência atingida e afetada. Está constrangido por causa do resultado de uma ação pecaminosa.

Quando alguém causa um escândalo está ofendendo a santidade dos outros com a sua própria conduta. Está chocando a consciência dos irmãos na fé.

Vamos examinar Lucas 17:1. O que Jesus disse acerca da ocorrência dos escândalos (tropeços)?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por causa do estado pecaminoso o mundo, temos ao nosso redor muitas situações que podem levar-nos a ficar escandalizados. N entanto, aqueles que causaram os escândalos serão julgados. Por isso é que Jesus disse: “Ai daqueles por quem vierem os escândalos!”

O que fazer diante do escândalo?

Jesus deu uma recomendação bem clara acerca do que devemos fazer em relação a um irmão que está sendo motivo de tropeço e escândalo para o evangelho. Leia o texto Mateus 18:15-17 e responda:

Qual a primeira atitude que devemos tomar?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(V. 15)

 

Se a 1ª atitude não der certo, o que devemos fazer a seguir?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(V.16)

O que deve ser feito como ultima alternativa?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(V. 17)

Se nada funcionar, o irmão que tiver agido errado e não tiver se arrependido deve ser considerado como gentio e publicano. Naquela época, os gentios (pessoas que não pertenciam à comunidade de Israel) e os publicanos (pessoas que serviam ao império Romano através da cobrança de impostos) não eram bem aceitos pelo povo judeu. O sentido do ensino de Jesus é que aqueles que não querem reconhecer seus erros perante a igreja devem ser excluídos, afastados da comunhão com os crentes. No entanto, essa decisão só deve ser tomada como última alternativa. O ideal é que haja a reconciliação entre o crente que pecou e a igreja.

O texto bíblico em foco mostra que cada crente é responsável por seu irmão e que a igreja deve zelar pela vida de cada membro.

Você compreendeu tudo corretamente? Então responda:

1.      Quando alguém se arrepende de ter cometido o pecado, você deve?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(veja Lucas 17:3)

 

2.      quando alguém insiste em permanecer no seu pecado, você deve?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(veja em Romanos 16:17,18)

 

O que fazer para evitar escândalos!

Nós já vimos o que a Bíblia nos ensina acerca de como lidar com o pecado cometido pelas outras pessoas. No entanto devemos tomar cuidado com a nossa própria vida também. Leia Romanos 14:13 e responda: O que você deve ter como propósito?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Não devemos estar preocupados em condenar aqueles que fazem coisas erradas, mas devemos ter sempre em mente a preocupação de saber se estamos causando escândalo para alguém.

As nossas atitudes podem causar “tropeço” para muita gente. Veja o texto de I Coríntios 10:32. Paulo diz que os Cristãos não devem escandalizar:

 

 

Os______________________________________________________________________________os_______________________________________________________________________________e também_________________________________________________________________________

Quando você comete um pecado e não se arrepende, certamente irá prejudicar o testemunho de sua igreja. As pessoas que não são crentes irão pensar que Jesus não mudou em nada a sua vida. Até mesmo os crentes irão ficar chocados com sua atitude.

Jesus disse uma coisa muito importante a esse respeito. Leia Mateus 5:29,30 e responda: o que devemos fazer quando nossas atitudes são motivo de escândalo?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Algumas pessoas não entendem bem o sentido destes versículos, mas a idéia é a seguinte:

Se algo chama a atenção para cometer pecado, você não deve nem olhar para isso (é como se você tivesse tirado os olhos).

Se algo que você faz pode leva-lo a pecar, você não deve fazê-lo (é como se você tivesse arrancado sua mão).

Você deve evitar escândalos, no entanto, se você pecar, ainda há uma saída. Leia I João 2:1 e, depois, 1:9, e responda: O que você fazer quando cair em pecado?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

III – COLOCANDO O ENSINO EM PRÁTICA

 

Você verá escândalos.

Hoje você aprendeu o que a Bíblia fala sobre eles. No entanto, a Bíblia também fala de alguém que é nosso exemplo. Ele nunca cometeu pecado. Ele deve ser a nossa inspiração para uma vida de pureza e fé. Esse alguém é Jesus. Em Hebreus 12:1,2 o texto diz que devemos:

1.      Deixar o embaraço e o _________________________________________________(V.1)

2.      Correr com __________________________________________________________(V.1)

3.      Ter os olhos firmes em ________________________________________________(V.2)

Lembre-se sempre que nossa fé não é baseada em homem algum, mas em Jesus Cristo, que nos dará forças para vencermos todo pecado.

 

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR

“Deixemos todo embaraço, e o pecado que tão perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé.”

(Hebreus 12:1,2)

 

 

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (580)
Não (93)

Total de votos: 673

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com