LIÇÃO Nº 1 Uma Decisão Importante

17/06/2010 00:50
 
 
LIÇÃO 01
 
UMA DECISÃO IMPORTANTE
 
De vez em quando ocorrem mudanças em nossa vida. Mudamos os nossos hábitos, as nossas atividades diárias, o nosso relacionamento com outras pessoas e até mesmo as nossas opiniões sobre os mais diversos assuntos.
Como as mudanças ocorrem com muita rapidez, às vezes não percebemos que tudo depende das decisões que nós tomamos. As mudanças acontecem depois que decidimos fazer (ou não fazer) determinada coisa. Mesmo quando a situação parece não depender de nossa vontade, temos a responsabilidade de decidir se vamos, ou não, acomodar-nos às circunstâncias externas.
Na vida cristã o mesmo processo acontece. Após tomarmos a decisão de aceitarmos a Cristo e começarmos a participar das reuniões da igreja, uma série de mudanças passam a acontecer. O objetivo desta lição é que você entenda a importância da decisão de aceitar a salvação dada por Deus.
 
I – CONHECENDO A SUA SITUAÇÃO DIANTE DO MUNDO
 
Hoje nós estudaremos a Bíblia – A Palavra de Deus. Pode-se dizer que você está no inicio de sua vida cristã. Os estudos desta revista vão ajudá-lo a conhecer mais sobre Deus e Jesus Cristo.
Para que você aprendesse esta lição agora, foi preciso que você decidisse fazê-lo. Primeiro você decidiu entregar sua vida a Jesus, depois começou a participar do estudo de seus ensinos.
Agora você vai pensar sobre os motivos de ter feito essa decisão e quais são as conseqüências dessa atitude. Imagine que você está se olhando no espelho. Quem é você? Por que você decidiu seguir a Jesus? Você já sabe as respostas? Então, responda a questão a seguir:
 
1 – Por que você decidiu seguir a Jesus?
 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora que você já refletiu sobre sua experiência, nós vamos examinar na Bíblia qual foi o plano que Deus preparou para você.
 
II – CONHECENDO A ORIENTAÇÃO DA BÍBLIA
 
A Bíblia fala que Deus criou o homem e toda a natureza. O objetivo de Deus era que o homem o adorasse, mas ele pecou e se afastou do Criador.
Leia Romanos 3:23 e responda: Quem pecou e se afastou de Deus?
___________________________________________________________________________
Não existe ninguém perfeito e sem pecado. Todos somos pecadores. Você é pecador também!
Infelizmente o pecado traz conseqüências muito tristes. Veja em Romanos 6:23 o que a Bíblia ensina sobre o resultado do pecado. Por causa do pecado você vai?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O salário é aquilo que recebemos como retribuição ao nosso trabalho. O pagamento que vamos receber por causa do pecado é a morte.
Se a mensagem da Bíblia terminasse dessa forma, nós não teríamos esperança alguma. Mas Deus providenciou uma alternativa para nos livrar do pecado .
Quem se ofereceu para tirar nossos pecados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ (Hebreus 9:28) Jesus o único que pode nos salvar do pecado; mais ninguém tem esse poder.
Veja o que Jesus disse que iria acontecer com quem não cresse nele (João 8:24). O que vai acontecer com você se não crer em Jesus?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Vamos fazer uma comparação para explicar melhor o assunto. O pecado é como se fosse uma doença muito grave. Todos os homens estão contaminados com essa doença e irão morrer por causa disso. Jesus é o remédio que Deus providenciou para acabar com o pecado. Quem tomar o remédio (crer em Jesus) vai ser salvo. Quem recusá-lo vai continuar com a doença e, conseqüentemente, vai morrer.
A explicação está clara? Então responda: O que você precisa fazer para ter a vida eterna?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (I João 5:12) O Filho é Jesus.
Jesus pode tirar o seu pecado e lhe dar a vida eterna. Veja em João 17:3 o que é a vida eterna:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ (Neste versículo Jesus está falando com Deus)
Deus quer dar-nos um destino feliz. Você sabe qual é? Então, olhe na Bíblia – I Tessalonicenses 5:9. Qual é o destino que Deus quer para sua vida?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
 
 
Vamos fazer um resumo de tudo o que você aprendeu? Olhe o  a seguir:
 

·         Você pecou e se afastou de Deus;

·         A conseqüência do seu pecado é a morte;
·         Jesus veio ao mundo para tirar seus pecados;
·         Se você não crer em Jesus vai morrer por causa de seus pecados;
·         Quem tem Jesus tem a vida eterna;
·         A vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus;
·         Deus quer que você tenha a salvação através de Jesus.
 
Você entendeu tudo corretamente? Deus planejou um meio para salvá-lo , mas ainda resta uma coisa: É preciso que você queira ser salvo. É preciso que você tome uma decisão!
Jesus ensinou o que é necessário para segui-lo.
Leia Lucas 9:23 e responda: O que você precisa fazer para seguir a Jesus?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
III – COLOCANDO O ENSINO EM PRÁTICA
 
Esses ensinamentos bíblicos devem levá-lo a agir de modo diferente.
Reflita um pouco. Você já fez a decisão de seguir a Jesus? Você deseja ter uma nova vida com Deus? Então, complete os espaços em branco a seguir com o seu nome: “Por que Deus amou ___________________________________ de tal maneira que deu seu Filho (Jesus) para que se ___________________________________ crer nele, não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O que você aprendeu nesse estudo deve ser colocado em prática. Veja novamente o que você escreveu, no inicio da lição, sobre a decisão que tomou.
Você deseja confirmar o compromisso de seguir a Jesus? (   ) SIM      (   ) NÃO
 
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
 
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
(João 3:16)
 
 
 
 

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (579)
Não (93)

Total de votos: 672

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com