LIÇÃO Nº 2 VOCÊ JÁ TEM A VIDA ETERNA

17/06/2010 00:54
 
LIÇÃO 02
 
VOCÊ JÁ TEM A VIDA ETERNA
 
Você está passando por muitas transformações em sua vida. Dia após dia você aprende coisas novas e ganha mais experiência. Mas, em meio a tantas mudanças, o que de mais importante lhe aconteceu foi à decisão de entregar sua vida a Cristo.
Ao comparar a vida que você agora tem com a anterior, vivida longe da presença de Deus, pode-se perceber muitas diferenças. Se você pudesse tirar uma foto sua antes de aceitar a Cristo, quais seriam as mudanças?
 
Quem você era antes de aceitar a Cristo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quem você é depois de aceitar a Cristo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
O objetivo deste estudo é que você entenda que sua nova vida em Cristo tem um valor eterno que ultrapassa a morte.
 
I – CONHECENDO A SUA SITUAÇÃO DIANTE DO MUNDO
 
Você está cercado por várias opiniões diferentes sobre o acontece conosco depois da morte. Algumas pessoas afirmam com muita certeza que vai acontecer isso ou aquilo. Outras falam que não têm mínima idéia do que possa ocorrer. É possível que alguém já lhe tenha dito algo semelhante às opiniões a seguir.
  
 
O fato é que nenhuma das pessoas que o cerca pode dizer-lhe o que vem depois da morte, pois quem ainda não morreu não pode saber o que acontece nesse processo. Não é verdade?
Somente alguém que venceu a morte é que tem autoridade para falar o que vem depois dela.
Neste estudo você vai examinar, na Bíblia, quem foi que venceu a morte e o que ela pode nos dizer a respeito da vida eterna.
 
II – CONHECENDO A ORIENTAÇÃO DA BÍBLIA
 
Leia II Timóteo 1:10 e responda: Quem destruiu a morte?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Jesus venceu a morte, porque morreu e ressuscitou. Veja João 5:39; onde Jesus disse que devemos procurar a verdade sobre ele e a vida eterna?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Bíblia é o livro que contém as Escrituras. Se você quer conhecer a verdade sobre Deus deve examiná-la sempre.
A Bíblia diz que a vida eterna começa quando você aceita a Cristo. Veja em Mateus 25:46 quais são os dois destinos possíveis para a humanidade:_____________________________________ e _______________________________.
Cada um de nós tem que escolher entre esses dois caminhos. Leia João 5:24 e responda: O que acontece com quem ouve a Palavra de Deus e crê em Jesus?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
(Jesus é quem está falando)
 
A Bíblia diz que ocorre uma mudança com quem crê em Jesus: a pessoa passa da _______________________ para a _________________________. Isso mostra que a vida eterna começa no momento em que a pessoa aceita a Jesus como seu Senhor e Salvador.
Veja o que Jesus disse em João 5:40. Por que algumas pessoas não têm a vida eterna?__________________________________________________________________________.
O que faz a diferença entre quem tem a vida eterna e quem não tem é Jesus (I João 5:12).
É importante saber que a vida eterna que Deus nos dá começa no momento em que fazemos a decisão de viver com Jesus Cristo. Mas, não devemos ter esperança em Cristo somente nesta vida humana, porque a vida eterna que Deus nos dá continua, mesmo após a morte. Se alguém acha que Jesus vai estar com ele apenas nesta vida, é?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(I Coríntios 15:19).
O que o apóstolo Paulo está dizendo é que se alguém pensa que com a morte tudo se acaba está muito enganado.
A Bíblia diz que a vida eterna dura para sempre. Leia I Coríntios 15:26, e responda: Qual é o último inimigo que será vencido?_____________________________________________________.
Jesus venceu a morte quando ressuscitou e, por causa dele, podemos estar certos de que a vida eterna dura para sempre. Leia João 11:25 e responda: O que vai acontecer com quem crer em Jesus, ainda que morra?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
O cristão não precisa ter medo da morte, porque Deus tem poder para nos ressuscitar. Por isso é que Jesus disse que aqueles que nele crêem , ainda que morram fisicamente, voltarão a viver. Veja o texto João 6:40. o que vai acontecer com quem crê em Jesus e tem a vida eterna?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Após a morte física, em que o corpo será destruído, os cristãos serão ressuscitados e receberão um novo corpo, imortal (I Coríntios 15:52 – 57).
Agora que você já crê em Jesus, com quem você vai estar após sua morte física?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. (II Coríntios 5:8)
 
Após partir desta vida humana, o cristão vai estar com Cristo, o que é muito melhor (Filipenses 1:23).
Algumas pessoas pensam que o crente pode perder a vida eterna. Mas isso não é verdade. Veja João 10:28 e diga o que Jesus prometeu para aqueles que têm a vida eterna?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Você pode ter certeza, baseado nas palavras de Jesus, que a vida eterna dura para sempre.
 
III – COLOCANDO O ENSINO EM PRÁTICA
 
Agora que você já sabe que Jesus lhe deu a vida eterna, como você vai viver?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Na Igreja de Tessalônica, alguns cristãos resolveram, de maneira egoísta, parar de trabalhar e de realizar o serviço cristão, só porque já tinham a vida eterna. Paulo criticou duramente essa atitude de indiferença.
Que vida boa! Só quero aproveitar!
(II Tessalonicenses 3:11)
Jesus não deseja que você se afaste da vida presente só porque o seu futuro está assegurado com Deus. Pelo contrário, o que ele quer é que você?_______________________________________________________________________________________________________________________________________ (II Tessalonicenses 3:13).
Você deve viver uma vida de responsabilidade para com você mesmo, com seu próximo e com Deus.
Vamos fazer uma projeção para o futuro. Baseado em tudo o que aprendeu hoje, como você pretende agir no desenvolvimento de sua vida cristã?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Se fosse possível tirar uma fotografia de sua vida nessa época, o que ela mostraria? Quem você será em função da vida eterna que recebeu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
 
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
 
“Quem crê no Filho (Jesus) tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao filho (Jesus) não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”
(João 3:36)
 
 
 
 

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (580)
Não (93)

Total de votos: 673

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com