LIÇÃO 12 CUIDADO COM AS FALSAS DOUTRINAS

18/06/2010 15:49

 

LIÇÃO 12

 

CUIDADO COM AS FALSAS DOUTRINAS

 

E comum ouvirmos idéias erradas sobre a Bíblia e Deus. Por isso devemos tomar cuidado para não nos confundirmos com mentiras e falsidades. Infelizmente, muitos crentes sinceros são enganados e, por ingenuidade, não conseguem perceber seu erro.

Há pessoas que dizem que não existem pensamentos errados sobre Deus. Essas pessoas também afirmam: O que importa é cada um praticar a religião com sinceridade. Não existe apenas uma verdade sobre Deus.

Você acha que essas pessoas estão certas?

Pense bem: Se alguém, mesmo com muita sinceridade, lhe dar um remédio errado, você vai ficar bom?

Veja a figura a seguir.

 

 

Você aceitaria tomar esse remédio?______________________________________________.

Da mesma forma, você não deve aceitar idéias falsas sobre a Bíblia. Sinceridade só não basta. É preciso conhecer a verdade.

O objetivo deste estudo é que você entenda como enfrentar as falsas doutrinas.

 

I – CONHECENDO A SUA SITUAÇÃO DIANTE DO MUNDO

 

Dia após dia surgem novas seitas e religiões que inventam mentiras sobre Jesus e a salvação. Cada vez mais cresce o número de livros que apresentam opiniões contrárias à Bíblia.

Até mesmo dentro da igreja você pode ouvir algumas idéias erradas sobre o que fazer e como agir na vida cristã.

As afirmativas a seguir são apenas algumas das muitas falsas doutrinas que nos cercam por todos os lados. Todas elas devem ser comparadas com os ensinos bíblicos.

 

II – CONHECENDO A ORIENTAÇÃO DA BÍBLIA

 

Após a apresentação de cada falsa doutrina, você examinará textos bíblicos que mostram qual é a verdade de Deus:

 

“Todos os caminhos levam a Deus.”

 

Esta idéia é muito comum no Brasil. Alguns pensam que existem vários santos, vários profetas e várias religiões que conduzem o homem à salvação.

A Bíblia discorda dessa falsa doutrina. Leia João 14:6 e responda: Qual é o único caminho que pode levá-lo até Deus?__________________________________________________________.

Leia I Timóteo 2:5 e responda: Qual é o único meio (mediador) para os homens irem até Deus?___________________________________________________________________________.

Jesus é o único caminho para Deus

 

“Jesus foi um homem como outro qualquer.”

 

Muita gente pensa que Jesus foi apenas um homem como todos os outros. Alguns acham que outros líderes religiosos foram até mais importantes que Jesus. No entanto, essa opinião está totalmente errada.

Leia João 10:30 (palavras de Jesus) e responda:

A quem Jesus se comparou?___________________________________________________.

Ver Jesus é a mesma coisa que ver a quem? João 14:9 e 12:45 ________________________.

Jesus não é um homem qualquer. Jesus era homem mas era também Deus (Colossenses 2:9). Deus se fez homem e habitou entre nós (João 1:14). Jesus é Deus.

 

“Todo mundo é filho de Deus.”

 

Você já ouviu esta frase antes? Essa falsa doutrina transmite a idéia de que todas as pessoas vão ser salvas, porque são filhos de Deus.

Deus não pensa dessa maneira. Leia I João 3:10 e responda: Quais são os dois tipos de pessoas que existem?_______________________________________________________________.

O que os homens precisam fazer para poderem se tornar filhos de Deus? João 1:12____________________________________________________________________________.

Leia Gálatas 3:26 e responda: O que torna alguém filho de Deus?___________________________________________________________________________.

Somente é filho de Deus quem aceitou, pela fé, a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

 

“Existem outros livros, além da Bíblia, que falam a verdade sobre Deus.”

 

Quem concorda com esta afirmativa pensa que existem outros livros iguais a Bíblia. Alguns afirmam que espíritos e líderes religiosos também podem escrever revelações sobre Deus.

Se você estudar a Bíblia vai verificar que esse pensamento está errado. Leia o que Paulo escreveu para as igrejas da Galácia (Gálatas 1:9), e responda:

Quando alguém deveria ser considerado do maldito (anátema)?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

O que ninguém pode fazer com a Palavra de Deus? Deuteronômio 4:2

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

O que vai acontecer com aqueles que querem acrescentar outros ensinos à Bíblia? Apocalipse 22:18

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Somente a Bíblia fala a verdade obre Deus. Nada deve ser acrescentado a ela. Nenhum outro livro é igual à palavra de Deus. Como você deve considerar as pessoas que querem pregar outro evangelho além da Bíblia? Gálatas 1:8

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Somente a Bíblia é a Palavra de Deus.

 

“A reencarnação existe.”

 

Algumas pessoas acham que depois da morte o ser humano encarna novamente e tem uma outra vida.

Dessa forma, o ser humano sofre, na vida que está levando, as conseqüências dos erros cometidos nas vidas passadas.

Essa falsa doutrina está enganando muitas pessoas no Brasil.

Leia Hebreus 9:27 e responda: Quantas vezes os homens morrem?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

O que vem depois da morte?___________________________________________________.

 

A vida do homem é uma só. Depois da morte vem o juízo.

 

“Cristo sim. Igreja não.”

 

Alguns crentes pensam que a igreja não é importante, e falam: “Não preciso ir à igreja, posso ser crente em casa.”

Quem concorda com essa doutrina não conhece a Bíblia.

Leia as palavras de Jesus em Mateus 16:18 e responda: Quem fundou a igreja?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

A igreja é de quem? I Coríntios 1:2

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Jesus fundou a igreja de Deus porque queria que os crentes vivessem em companheirismo e fossem responsáveis uns pelos outros.

O que você não deve fazer? Hebreus 10:25

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Participar da igreja é muito importante.

 

“Alguns crentes não têm o Espírito Santo.”

 

Certos grupos religiosos afirmam que depois da benção da salvação o crente precisa se esforçar para ter a segunda benção – o Espírito Santo.

Infelizmente muitos crentes são enganados com essa falsa doutrina e ficam pensando que ainda não possuem o Espírito Santo em seus corações.

Leia Efésios 1:13 e responda: O que aconteceu quando você ouviu o Evangelho e creu em Jesus?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

O crente passa a ter o Espírito Santo no momento de sua conversão. Veja atentamente o texto de Romanos 8:9 e responda: É possível alguém ser crente e não ter o Espírito Santo?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Todos os crentes têm o Espírito Santo

 

III – COLOCANDO O ENSINO EM PRÁTICA

 

Você ouvirá muitas vezes doutrinas falsas. Varias delas não foram citadas neste estudo. Leia Hebreus 13:9 e responda: Que cuidado você deve tomar a esse respeito?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

A maneira pela qual você deve descobrir se uma doutrina é falsa é estudar a Bíblia. A Palavra de Deus é a única que mostra a verdade. No caso de alguma dúvida. Peça um conselho ao seu pastor ou a algum cristão mais experiente.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR

“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vã sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.”

(Colossenses 2:8)

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (580)
Não (93)

Total de votos: 673

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com