LIÇÃO N° 2 JESUS CRISTO O SENHOR

19/06/2010 22:49

 

LIÇÃO 02

 

JESUS CRISTO O SENHOR

 

Estamos muito felizes por termos o prezado amigo conosco fazendo o estudo bíblico. Desejamos lembra-lhe que deve usar somente as referencia bíblicas do evangelho de João para responder as perguntas, mas faça-os com suas próprias palavras.

A presente lição nos ensina algumas coisas a cerca de Jesus: Coisas que Ele disse a cerca de si mesmo e de sua relação com o Pai, coisas que os outros disseram a respeito Dele. Ensina também como nos é possível ter certeza da vida eterna.

1.                 Como podemos chegar a conhecer, de maneira pessoal, a Jesus Cristo? (5:39) (Examinais {Examinais; ou Examinai} as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.)

             

2.                 Quem Jesus disse que escreveu a Seu respeito? (5:45-47) (45 Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança.

46 Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. 47 Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?)

             

3.                 Qual foi o principal testemunho de João a respeito de Jesus? (1:32,34) (32 E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. 34 Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.)

             

4.                 Testemunho ainda maior que o João é o testemunho de Deus. (5:36-37). (36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou. 37 O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.)

 

5.                 Que disse Jesus a respeito dos que procuravam honrar a Deus mas que não honram seu filho? (5:23; 8:18-19) (5: 23 a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.) (8: 18 Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim. 19 Então, eles lhe perguntaram: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.)

 

6.                 Quando chamava a Deus de seu Pai, que afirmava Jesus de si mesmo? (5:17-18) (17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.)

             

7.                 Porque os judeus procuravam matar Jesus? (10:30-33) (30 Eu e o Pai somos um. 31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. 32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? 33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.)

             

8.                 Assinale a alternativa correta sobre: Jesus afirmou: (8:56-59) (56 Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. 57 Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? 58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. 59 Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.)

a)     Ter trinta anos de idade;

b)    Que existia antes de Abraão e era, portanto, eterno.

c)     Ter a mesma idade de Abraão.

 

9.                 De que forma Deus se revelou aos homens? (14:6-9) (6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?) Deus se revelou aos homens através de Jesus, pois quem vê o Filho vê ao Pai.

10.             Jesus rejeita e abandona aquele que se chega a ele? (6:37) (Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.)

 

11.             Que passa a ter aquele que sinceramente crê em Jesus? (6:47) (Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.)

 

12.             Que promessa Jesus faz a todos que ouvem e crêem Nele? (10:27-29) (27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.)

 

13.             Que três bênçãos passam a ser nossa quando ouvimos e cremos em Jesus? (5:24) (Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.)

a)     Vida Eterna.

b)    Não entra em juízo.

c)     Passará da morte para a vida.

14. Se por ventura você morresse hoje, iria para a presença de Jesus? Pessoal. Como sabe? Pessoal. Você já fez sua a promessa de Cristo contida em 3:18,36? (18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.)

Se você ainda não se sente certo e bem esclarecido sobre a salvação e segurança de sua alma, queira, por gentileza, fazer uma cruz nesse espaço: (   )

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (579)
Não (93)

Total de votos: 672

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com