LIÇÃO N° 4 O DISCÍPULO DE CRISTO

19/06/2010 22:51

 

LIÇÃO 04

 

O DISCÍPULO DE CRISTO

 

Um discípulo é um seguidor e um aprendiz. Jesus nunca procurou convertidos, mas discípulos. Jesus ordenou a seus seguidores: “Ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19). Esta foi, aqui na terra, Sua última palavra de comando. Ela significa que cada discípulo seu deve ganhar e fazer outros discípulos. O presente estudo visa ajudá-lo a cumprir esta ordem de Cristo.

Responda a cada pergunta, com suas próprias palavras, depois de meditar em oração nos versículos indicados.

O Verdadeiro Discípulo

1.      Quais são as características de um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo?

(1:37) (Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus.) 

(8:31) (Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;) 

(13:34-35) 34  Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35  Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: 

2.      Qual deve ser, portanto, a oração sincera do verdadeiro discípulo? (3:30) (Convém que ele cresça e que eu diminua.)

Pessoal

O Verdadeiro Discípulo obedece

3.      Quem é realmente amigo do Senhor Jesus? (15:14) (Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.)

4.      Cite duas coisas que o homem que verdadeiramente ama a Cristo faz com seus mandamentos. (14:21) (Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.)

5.      Por que é que muitos dos que se dizem convertidos jamais se tornam discípulos verdadeiros do Senhor? (12:42-43) (42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; 43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.)

 

O Verdadeiro Discípulo da Frutos.

6.      Que Jesus espera de nós que somos crentes? (15:16) (Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda)

7.      Que é necessário para que o crente de frutos? (15:5) (Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.)

 

8.      Que acontece ao crente que não dá frutos? (15:6) (Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.)

 

9.      Quais as três coisas que André fez depois de se encontrar com Jesus: (1:40-42) (40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro).

a)      Ouviu o testemunho de João

b)      Seguiu Jesus.

c)      Levou Simão a Jesus

 

10. Para onde somos enviados a trabalhar? (17:18) (Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.)

 

11. Quando seguimos a Cristo, o que é que nos pode acontecer? (15:18-20) (18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.)

 

12. Duas coisas devemos fazer com os novos na fé. Quais?

(15:12,17) (12 meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.) Amar uns aos outros.

(21:16) (Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.) Cuidar dos novos na fé.

 

13. Que acontece aos que não aceitam Cristo como Salvador?

(3:18; 8:24) (Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.) (Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.) Morrerá em pecado.

Você crê nisto? Pessoal Uma vez que crê nisto, você tem testemunhado pessoalmente do Salvador a alguém durante os últimos trinta dias? Pessoal.

 

Pecado, ignorância, comodismo e timidez podem impedir-nos de ganhar outros para Jesus. Se você não tem dado frutos, porque não confessar isto e não pedir a Cristo para guiá-lo a alguém que precisa dele? Fruto é transbordamento de vida, fluindo da vida de Cristo e passando através de nós. Para um testemunho dirigido pelo Espírito Santo é essencial passar cada dia um tempo em oração e em estudo e memorização da Bíblia.

 

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (580)
Não (93)

Total de votos: 673

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com