LIÇÃO N° 5 AS PROMESSAS DE DEUS

19/06/2010 22:53

 

LIÇÃO 05

 

AS PROMESSAS DE DEUS

 

Promessa é palavra penhorada; é o compromisso que alguém toma no sentido de fazer ou não fazer determinada coisa. Há na Bíblia cerca de três mil promessas de Deus. Algumas são condicionadas a certos atos de obediência; outras são incondicionais. Mas temos que nos apropriar de todas elas pela fé, se queremos receber as bênçãos nelas implícitas. Só no evangelho de João há cerca de 60 promessas. Algumas das mais extraordinárias delas estão alistadas neste estudo.

Examine cuidadosamente as referencias e escreva as respostas com suas próprias palavras; então, com espírito de oração, examine sua vida à luz de cada promessa. Você crê nelas e as está usando cada dia em sua vida?

Promessas aos que crêem em Jesus.

 

1.                           Jesus fez três maravilhosas promessas a todos que ouvem a sua Palavra e crêem em Deus que o enviou. Quais são elas? (João 5:24) (Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.)

a) Tem a vida eterna.

b) Não entra em juízo.

c) Passou da vida para a morte.

 

2.                           Cite algumas das bênçãos prometidas aqueles que realmente crêem em Jesus.

(8:51; 11:26) (8:51 Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.) (11:26  e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?) 

(12:46) (Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.) 

(15:5,16) (5  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 16  Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.) 

(16:33) (Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.) 

 3.                           Onde está Jesus e que três coisas ele nos promete? (14:2-3) (2  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.) 

a)      Que na casa do Pai tem muitas moradas.

b)      Que Ele nos prepara-la lugar.

c)      Que Ele voltará para nos receber.

Promessas aos crentes obedientes.

4.                           Qual a promessa de Jesus aos que o servem? (12:26) (Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.)

 

5.                           Quando fazemos o que Jesus nos manda, podemos esperar dele o cumprimento de duas promessas. Quais são elas? (14:23) (Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.)

 

 6.                           Os maiores tesouros não têm preço. Aos que o buscam e lhe pedem. Jesus da graciosamente as mais preciosas dádivas. Cite-as:

a)      (10:28) (Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.) Vida eterna.

b)      (14:27) (Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.) Paz.

c)      (15:9) (Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.) Amor.

7.                           Se fielmente fazemos o que Jesus manda, temos em nós agora seu (15:11) (Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.)Gozo promessa á cerca do Espírito Santo.

8.                           Qual é o primeiro trabalho do Espírito na vida de alguém? (16:8) (Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:)

 

 9.                           Qual é a promessa que Jesus faz aos que crêem nele? (14:16-17) (16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.)

Dar-nos outro conslador. Por quanto tempo fica o Espírito com o crente? (V. 16) Para sempre. Como pode o crente saber que o Espírito está com ele? (V.17)

10.                       Como o Espírito ajuda o crente? (16:13) (quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.) 

11.                       Você não quer escolher um versículo deste estudo e agora, em oração, pedir o cumprimento da promessa nele contida? Qual o versículo escolhido?

Pessoal.

 “Pois, tanto quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é, por Ele o amém, para a gloria de Deus por nosso intermédio”. (2 Coríntios 1:20)

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (579)
Não (93)

Total de votos: 672

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com