LIÇÃO Nº 7 VOCÊ TERÁ PROBLEMAS

18/06/2010 15:32

 LIÇÃO 07

 

VOCÊ TERÁ PROBLEMAS

 

A vida é difícil. Todos nós temos dificuldades e encontramos obstáculos. Sofremos com as provações que surgem à nossa frente. Muitas vezes somos perseguidos e injustiçados.

No seu viver diário, você enfrentará problemas. Alguns deles acontecerão como uma circunstância natural da vida, como, por exemplo, as doenças e mortes na família. Outros, no entanto, serão conseqüência do fato de você ser crente em Jesus Cristo. Nesse caso é que se enquadram as perseguições e humilhações que o crente sofre.

No estudo de hoje você aprendera a agir diante das oposições e dos problemas.

 

Veja as figuras a seguir:

 

 

 

Agora responda: qual a diferença entre o campo que foi arado e o que não foi?

 

O arado comete de certa forma uma violência contra o solo. Revolve a terra. Destrói o mato. Arrasta as pedras. No entanto, somente após ser arada é que a terra fica pronta para o plantio.

Nossa vida muitas vezes acontece o mesmo. Os problemas são como o arado, machucam e nos incomodam, mas se soubermos lidar com eles poderemos ficar cada vez mais preparados para termos uma vida frutífera.As dificuldades, por vezes, produzem na nossa vida o mesmo efeito que o do arado no campo.

A idéia não é que o sofrimento seja bom,mais que através dele podemos aumentar nossa dependência de Deus é que nos dará uma vida cheia de frutos.

 

I – CONHECENDO A SUA SITUAÇÃO DIANTE DO MUNDO

 

Procure observar o mundo que nos cerca.Existem muitas ameaças ao nosso bem-estar.O pecado, as guerras, a fome, as doenças,a violência, a miséria e tantas outras coisas formam uma realidade que é contraria ao desenvolvimento da felicidade da humanidade.

 È possível que você já tenha sofrido muitas provocações relacionadas a esses problemas. Talvez esteja atualmente sofrendo com algumas provações determinada De qualquer forma você provavelmente sofrera com muitas dificuldades.Elas atingem a todas as pessoas, sem exceção.

Existem alguns problemas, no entanto, que só acontecem com os crentes.Jesus disse que todos os que o seguissem sofreriam perseguições.Em alguns paises do mundo, os crentes são presos, torturados e assassinados por causa de sua fé em Cristo.Em outros lugares como exemplo o Brasil são raros os casos de crentes serem mortos, mais mesmo assim ocorrem perseguições  através da discriminação religiosa da rejeição da família, da zombaria e de muitas outras formas de desprezo pelo cristianismo.

           Algumas pessoas vão fazer oposição a você somente por causa da sua decisão ao lado de Cristo.Você esta disposto a enfrentar esses desafios?

Pare agora e pense: Quais são os maiores problemas que você esta enfrentando atualmente?

Os meus maiores problemas são:

1_______________________________                    2_______________________________

3_______________________________                    4_______________________________

II – CONHECENDO A ORIENTAÇÃO DA BÍBLIA

 

A palavra de Deus nos dá segurança para enfrentarmos os problemas e as desilusões. Por intermédio do estudo da Bíblia podemos saber como agir diante das provações e das perseguições.

Você pode vencer as provações!

Os problemas que surgem no nosso dia-a-dia muitas vezes nos deixam preocupados e angustiados. Mas, devemos confiar em Deus. Leia Romanos 8:28 e responda:

Qual é a finalidade das coisas que acontecem na nossa vida?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Deus pode transformar as piores situações em bênçãos para a vida daqueles que o amam. Por isso, a Bíblia diz que nós somos?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(Romanos 8:37).

Leia I João 4:4 e responda: Por que o crente é mais do que vencedor?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Deus é muito maior do que os problemas que estão no mundo. Por esse motivo, podemos estar certos da vitória sobre as dificuldades.

O que você precisa fazer para vencer as provações? I João 5:4,5:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Você confia em Jesus? Deus prometeu proteger a todos os crentes que tivessem fé nele. Veja o texto de Apocalipse 3:10. O que Deus fez com a Igreja em Filadélfia?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Deus certamente vai proteger você também. Você não deve ficar com ansiedade e preocupação por causa dos problemas. Leia Filipenses 4:6 e responda: Qual deve ser sua atitude quando estiver enfrentando provações?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Você deve vencer as perseguições.

 

A Bíblia fala que todos os crentes vão enfrentar oposição das pessoas que não crêem em Deus. Leia II Timóteo 3:12 e responda:

O que vai acontecer com você por causa de sua decisão de seguir Jesus?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, Jesus diz que os crentes deverão alegrar-se por causa da perseguição. Veja o texto de Mateus 5:11,12. Por que os discípulos devem alegrar-se com as injurias e perseguições?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia Atos 5:41 e responda:

Como os apóstolos se sentiram após serem chicoteados no sinédrio (tribunal do judaísmo que julgava questões religiosas)?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os cristãos devem alegrar-se em meio à oposição, não porque sintam prazer no sofrimento, mas porque sentem prazer em crer em Jesus. Às vezes a perseguição é intensa e violenta, às vezes é mais moderada; no entanto, os crentes sempre contam com a ajuda de Deus nesses momentos.

Examine com atenção o texto de João 15:19-21 e complete: Os crentes são perseguidos:

1.      Porque os crentes não são _____________________________________________(V.19).

2.      Porque os incrédulos não _____________________________________________(V.21).

As pessoas que não querem obedecer a Deus não aceitam a maneira como os crentes – que já não mais pertence ao mundo do pecado – vivem. Por causa disso é que há o conflito. Perseguiram a Jesus e vão perseguir os cristãos também (V.20)

Paulo fio muito perseguido, mas venceu as oposições que surgiram em seu caminho. Leia II Coríntios 1:8-10 e responda:

Quem livrou Paulo de uma horrível morte?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quem pode ajudar você a enfrentar as perseguições? Hebreus 13:6:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Deus pode dar a você a vitória sobre todos os problemas. Você está disposto a confiar cada vez mais nele?

  

III – COLOCANDO O ENSINO EM PRATICA

 

Você precisa perseverar diante das provações e perseguições. Constantemente você terá oportunidade de colocar em prática o que aprendeu neste estudo, através do desenvolvimento de uma sólida confiança em Deus.

Veja novamente o exercício que você fez no início da lição. Observe os problemas que você escreveu no muro que dificultava a sua caminhada. Reescreva-os novamente e preencha o quadro a seguir. Você vai transformar os problemas em motivo de oração. Ore diariamente pela solução dessas dificuldades. Quando a oração for atendida, coloque-a na coluna indicada.

Confie em Deus para vencer seus problemas.

 

Motivos de oração

Data do inicio das orações

Data das respostas das orações

1.

 

 

2.

 

 

3.

 

 

4.

 

 

 

 VERSÍCULO PARA MEMORIZAR

“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom animo, eu venci o mundo.”

(João 16:33)

 

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (580)
Não (93)

Total de votos: 673

Radio Central Gospel

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com