O Conhecimento Que Nos Transforma!

19/06/2010 02:31

O Conhecimento Que Nos Transforma!

 

João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”
Este é o alvo de Deus para todos os seus filhos. Este é o alvo de Deus para todos os ministérios: Que a Igreja chegue ao pleno conhecimento do Filho de Deus, todo ministérios tem que ter com clareza o propósito de Deus para conduzir a Igreja para lá, hoje muitos são evangélicos, mas nem todos os evangélicos são filhos de Deus. Deus quer filhos, e que alegria Ele tem quando um filho Seu nasce! Quando um casal tem um filho, a casa se enche de alegria com a chegada da criança, faz-se grande festa, os parentes e amigos ficam todos contentes, todos querem pegar o nenê e ninar o nenê! Mas o que acontece se passados dez anos, o filho continua do mesmo tamanho e não se desenvolve? (Com honrosas exceções, nós os líderes, somos os limites desse crescimento. Porque a igreja cresce por modelos). Quanto tempo um bebê precisa para chegar à maturidade?
Mas uma pessoa convertida a apenas 9 meses pode estar madura !
Às vezes conversamos com alguém imaturo e perguntamos: “Quanto tempo de conversão você tem?”. E ela responde: “Ah, sou novinho, novo convertido. Converti-me a apenas 4 anos”. Outras vezes encontramos uma pessoa madura e nos admiramos de seu conhecimento das Escrituras e sua experiência com Deus e perguntamos: “Quanto tempo de conversão você tem?”. E ela responde: “Ah, bastante, me converti a 9 meses”. (Ex.: certo homem não sabia ler, mas tinha 8 filhos e todos os dias um deles tinha que ler a bíblia 2 horas para ele, voltar, explicar e ler de novo...). O tempo cronológico é relativo. Não tem que ver com tempo cronológico, mas com tempo espiritual, tempo passado na presença de Cristo e quanto você assimilou dele nesse tempo. A nossa transformação na imagem de cristo se dá em 3 aspectos :
A revelação de Jesus, a contemplação de Jesus, a comunhão dos seus sofrimentos, aqui encontramos o caminho para a maturidade e o crescimento espiritual. A fé e o conhecimento são as duas fases da mesma moeda. Estão juntas, quando Deus fala, ou mostra algo, chamamos revelação. Deus se revelou aos homens quando falou aos homens.
O que significa na bíblia a palavra conhecer ?
Nós vivemos no mundo ocidental, de cultura helênica (grega), onde a palavra conhecer está ligada ao intelecto. Assim corremos o risco de querer conhecer a Deus intelectualmente, entender tudo sobre ele, mas a bíblia foi escrita no contexto da cultura hebraica. Jesus e os apóstolos eram judeus. Embora a língua usada no Novo Testamento seja o grego, o contexto é hebraico. E em hebraico, a palavra conhecer tem um significado diferente, muito mais amplo.
A palavra conhecer no contexto bíblico tem o sentido de experimentar. Conhecer a Deus é experimentá-lo é ter um encontro com Ele, uma união total, profunda e íntima! “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Não é entender intelectualmente a verdade. É experimentar a verdade, mas a palavra não fala apenas de conhecimento. Fala de pleno conhecimento. Experimentar completamente.
A palavra conhecimento em grego é GNOSIS. A palavra que aparece aqui para pleno conhecimento, é EPIGNOSIS. Que significa um conhecimento progressivo. A medida que vamos experimentando vamos crescendo.
A palavra que aparece aqui também é epignosis. Não é apenas conhecer, é conhecer completamente, plenamente.
Na criação podemos conhecer a Deus parcialmente. Olhamos as estrelas, a natureza, os animais e tudo mais e podemos dizer que há um Deus. “Os céus manifestam a glória de Deus”, mas não o seu caráter, sua santidade, sua graça, sua vontade, etc. Portanto não podemos conhecer a Deus plenamente nela. O Caráter de Deus pode ser conhecido parcialmente por sua Palavra. Através das Escrituras discernimos seu caráter, poder, santidade, etc. Mas não podemos experimentar.
Mas é no Filho que temos a revelação total e plena de Deus. “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” Hb2:9. Só podemos conhecer plenamente a Deus, conhecendo plenamente o Filho de Deus. O Verbo eternamente pré-existente com o Pai se tornou existente no tempo e espaço para que Deus se tornasse conhecido. O Verbo foi manifestado em carne. Aquele que era Deus foi gerado como homem pelo Espírito do Altíssimo no ventre de uma mulher e se tornou o Filho de Deus. Se fez semelhante aos homens, para que estes pudessem conhecer a Deus. E testemunhar que desde antes da criação já nos havia providenciado a Salvação.

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (580)
Não (93)

Total de votos: 673

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com