O Pleno Conhecimento de Deus

17/06/2010 01:03
 
O Pleno Conhecimento de Deus
  
João 17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Este é o alvo de Deus para todos os seus filhos. Este é o alvo de Deus para todos os ministérios: Que a Igreja chegue ao pleno conhecimento do Filho de Deus, todo ministérios tem que ter com clareza o propósito de Deus para conduzir a Igreja para lá, hoje muitos são evangélicos, mas nem todos os evangélicos são filhos de Deus. Deus quer filhos, e que alegria Ele tem quando um filho Seu nasce! Quando um casal tem um filho, a casa se enche de alegria com a chegada da criança, faz-se grande festa, os parentes e amigos ficam todos contentes, todos querem pegar o nenê e ninar o nenê! Mas o que acontece se passados dez anos, o filho continua do mesmo tamanho e não se desenvolve? (Com honrosas exceções, nós os líderes, somos os limites desse crescimento. Porque a igreja cresce por modelos). Quanto tempo um bebê precisa para chegar à maturidade?
Ø Mais ou menos 20 anos (maturidade física)
Ø Mais ou menos 40, 50 (maturidade emocional)
Ø E espiritualmente qual será o tempo?
Ø Uma pessoa convertida há 20 anos pode ainda não estar madura espiritualmente.
Mas uma pessoa convertida a apenas 9 meses pode estar madura !
Às vezes conversamos com alguém imaturo e perguntamos: “Quanto tempo de conversão você tem?”. E ela responde: “Ah, sou novinho, novo convertido. Converti-me a apenas 4 anos”. Outras vezes encontramos uma pessoa madura e nos admiramos de seu conhecimento das Escrituras e sua experiência com Deus e perguntamos: “Quanto tempo de conversão você tem?”. E ela responde: “Ah, bastante, me converti a 9 meses”. (Ex.: certo homem não sabia ler, mas tinha 8 filhos e todos os dias um deles tinha que ler a bíblia 2 horas para ele, voltar, explicar e ler de novo...). O tempo cronológico é relativo. Não tem que ver com tempo cronológico, mas com tempo espiritual, tempo passado na presença de Cristo e quanto você assimilou dele nesse tempo.
A nossa transformação na imagem de cristo se dá em 3 aspectos :
A revelação de Jesus, a contemplação de Jesus, a comunhão dos seus sofrimentos, aqui encontramos o caminho para a maturidade e o crescimento espiritual.
A fé e o conhecimento são as duas fases da mesma moeda. Estão juntas, quando Deus fala, ou mostra algo, chamamos revelação. Deus se revelou aos homens quando falou aos homens.
 (Rm 10:17), a fé bíblica não é crença. A fé vem quando Deus nos revela algo. A fé tem como base a revelação. E o crer na revelação produz o conhecimento. Deus se revela para que o conheçamos e a maneira de obter este conhecimento é crer na revelação, e o conteúdo da revelação é Jesus Cristo, seu Filho! Ele é a revelação de Deus! A chave para chegar à maturidade é conhecer o Filho de Deus!
O que significa na bíblia a palavra conhecer ?
Nós vivemos no mundo ocidental, de cultura helênica (grega), onde a palavra conhecer está ligada ao intelecto. Assim corremos o risco de querer conhecer a Deus intelectualmente, entender tudo sobre ele, mas a bíblia foi escrita no contexto da cultura hebraica. Jesus e os apóstolos eram judeus. Embora a língua usada no Novo Testamento seja o grego, o contexto é hebraico. E em hebraico, a palavra conhecer tem um significado diferente, muito mais amplo.
(Gn 4:1; Mt 1:24-25)
A palavra conhecer no contexto bíblico tem o sentido de experimentar. Conhecer a Deus é experimentá-lo é ter um encontro com Ele, uma união total, profunda e íntima! “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). Não é entender intelectualmente a verdade. É experimentar a verdade, mas a palavra não fala apenas de conhecimento. Fala de pleno conhecimento. Experimentar completamente.
 Ef 4:13
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”
 A palavra conhecimento em grego é gnosis. A palavra que aparece aqui para pleno conhecimento, é epignosis. Que significa um conhecimento progressivo. A medida que vamos experimentando vamos crescendo.
A palavra que aparece aqui também é epignosis. Não é apenas conhecer, é conhecer completamente, plenamente.
Na criação podemos conhecer a Deus parcialmente. Olhamos as estrelas, a natureza, os animais e tudo mais e podemos dizer que há um Deus. “Os céus manifestam a glória de Deus”, mas não o seu caráter, sua santidade, sua graça, sua vontade, etc. Portanto não podemos conhecer a Deus plenamente nela. O Caráter de Deus pode ser conhecido parcialmente por sua Palavra. Através das Escrituras discernimos seu caráter, poder, santidade, etc. Mas não podemos experimentar.
Mas é no Filho que temos a revelação total e plena de Deus. “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” Hb2:9.
Só podemos conhecer plenamente a Deus, conhecendo plenamente o Filho de Deus. O Verbo eternamente pré-existente com o Pai se tornou existente no tempo e espaço para que Deus se tornasse conhecido. O Verbo foi manifestado em carne. Aquele que era Deus foi gerado como homem pelo Espírito do Altíssimo no ventre de uma mulher e se tornou o Filho de Deus. Se fez semelhante aos homens, para que estes pudessem conhecer a Deus.
Como podemos conhecer o Verbo encarnado se não estivemos lá em Belém? Mas muitas pessoas que estiveram com Jesus pessoalmente não o conheceram, pois Ele não pode ser conhecido externamente.
 Ef 5:31-32
“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.”
Da mesma forma que marido e mulher, Cristo se uniu a Igreja. Através da nossa união com Cristo podemos experimentá-lo por ter um relacionamento intenso com Ele.
 Jo15:26-27
“Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.”
Uma testemunha é alguém que revela um fato. E este texto nos mostra que temos dois testemunhos para nos revelar Jesus, o Filho de Deus.
A obra do Espírito é exatamente esta: revelar o Filho, glorificar o Filho. A comunhão do Espírito Santo com o nosso espírito nos revela o Senhor. Esta é a sua missão, Ele se agrada em fazer isso. O Espírito hoje está dentro de nós! Ele nos faz experimentar a Cristo interiormente, no espírito! Foram às pessoas que viveram com Ele, viram o que Ele fez, ouviram Suas palavras, Sua voz, comeram juntos, dormiram juntos. Mesmo tendo presenciado tudo e observado tudo, foi necessária a operação do Espírito, para que a obra observada por eles em Jesus fosse experimentada.
 Jo16:13-15
“Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.”
O que Jesus está dizendo aqui é que o conhecimento de observação não é suficiente. É necessária a experiência com o Espírito para que Ele revele Jesus, para experimentar Jesus precisamos do Testemunho dos Apóstolos e do Testemunho do Espírito! Jesus disse aos apóstolos que eles dariam testemunho Dele. João escreveu:
1Jo1:1-3
“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.”
João esteve com Ele! Foi um dos doze! Um dos três! O mais íntimo de Jesus! Que bom se João sentasse conosco em nossa casa e nos contasse sobre Jesus! Talvez falássemos: “João conta-me sobre Jesus! Como Ele era, como reagia...”. E ele contaria, por horas e horas, mas João não está aqui hoje. ele não virá. João não é importante. O seu testemunho sim! E seu testemunho está presente! Seu testemunho está na Palavra!
Quando Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Pedro e os outros escreveram suas palavras, eles estavam dando o seu testemunho para que pudéssemos conhecer Jesus. Por isso precisamos ler, ouvir, escutar, ver, experimentar a Palavra. Precisamos que o Espírito e a Palavra juntos nos conduzam a esta experiência espiritual.
Temos que voltar para a Palavra, nos apaixonar pela Palavra e buscar a revelação do Espírito.
Ø Só o estudo da Palavra pode nos fazer teóricos.
Ø Só a revelação do Espírito pode nos fazer místicos.
Ø Mas os dois juntos nos levam ao pleno conhecimento do Filho de Deus.
Uma coisa é ler a bíblia para ter conhecimento, outra coisa é ler a bíblia para conhecer Jesus!
Examinai as Escrituras...
Precisamos buscar, pesquisar, vasculhar, até achar JESUS! (ex.: a drácma perdida), quando lemos a bíblia temos que buscar o tesouro, a moeda de ouro que é Jesus!
Ø Devemos ter alvos estabelecidos
Ø Orar ao Pai para que pelo espírito nos revele o Filho.
Ø Orar antes de ler
Ø Orar durante a leitura
Ø Orar após a leitura, falar em línguas, adorar.
Ø Abrir o coração para que o Espírito fale a nós.
 O Espírito fala, o Espírito opera tremenda transformação em nós pela revelação da pessoa de Jesus.
Estamos unidos a Cristo pelo Espírito. Cristo está em nós pelo Espírito. Nós estamos em Cristo pelo Espírito. Podemos usar o exemplo de uma árvore para representar isso:
·       Pai é a Raiz
·       Jesus é o Tronco
·       Nós somos os Ramos
·       Espírito é a Seiva
A plenitude do Pai está no Filho, e são comunicadas a nós pelo Espírito. A Raiz é invisível, o Tronco é visível, os ramos são visíveis, a Seiva é invisível, mas está dentro de nós.
Jo15:1-6
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.”
O Fruto do Espírito é Cristo (Ex.: Maria concebeu pelo Espírito), Cristo formado em nós tem 9 características: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio. (Gl 5:22).
Ø O Espírito é Cristo em nós!
Ø O Espírito é Deus em nós!
Ø O Espírito é a Ação de Deus em nós!
Ø O Espírito não vem para falar de si, mas de Cristo!
Ø O Espírito forma Cristo em nós pela Revelação!
Mas para isso Precisamos de tempo... (Quanto mais melhor), quanto mais tempo passamos na presença do Senhor, mais nos assemelhamos a Ele. nós estamos 24 horas na presença de Deus, mas para que possamos experimentá-lo e conhecê-lo, precisamos separar tempo específico para Ele.
 Ø Orar especificamente
Ø Abrir a Palavra
Ø Esquadrinhar as Escrituras em busca do Tesouro
Ø Encontrar a Moeda de Ouro (Jesus)
Ø Ouvir a Sua voz.
Ø Estar abertos para o Espírito
 Experimentar a experiência de conhecer Cristo.
Se você meu amado (a) irmão (a) deseja conhecer Jesus Cristo Verdadeiramente não perca tempo comece agora, siga esses conselhos, mergulhe na Palavra deixe que ela te revele quem é Deus o Pai, Jesus Cristo o Salvador e o Espírito Santo nosso consolador, deixe que os autores dos livros dêem seus testemunhos, deixe que as Palavras inspiradas por Deus transforme o seu caráter, sua maneira de agir, de pensar, de se portar, permita que o Espírito de Deus entre em sua vida, em seu lar e você vai ver o quanto Ele restaurara sua família, seu casamento. Você conseguira ver a vida sob uma outra ótica, você a vera sob a ótica de Deus.
Jesus Cristo esta te esperando você não deseja conhecê-lo?
 
Baseado na ministração de
Jorge Himitian
19-21/11/1999
Adaptado por:
Pastor: Emerson Marques
 
 
 

Enquete

Você Gostou do Nosso Site?

Sim (580)
Não (93)

Total de votos: 673

Contato

Pastor Emerson Marques São Paulo - SP (11) 94797-1966 (whatsapp)
Peça oração através do whats
pastoremersonmarques.pem@gmail.com